2000176833.jpg

O ÁUDIO MUSICAL
E O ÁUDIO-MUSICISTA

"Em O áudio musical e o áudio musicista, Daniel Tápia investiga os processos criativos ligados à prática de gravação e composição de sons na música, demonstrando como esses são parte do pensamento musical e terminam por se integrar na atividade de um novo instrumentista: o áudio musicista."

Minha trajetória até chegar ao áudio foi muito semelhante à de outros músicos, tendo iniciado na música como um instrumentista tradicional. Ao me deparar com o universo do áudio, percebi que não poderia haver fronteira entre o pensamento musical e aquele outro lugar.

 

Sendo assim, o ÁUDIO MUSICAL é a ideia se criar uma disciplina dentro da formação do músico que o ajude a compreender aquilo que ele usa todos os dias pela via do pensamento musical. E também, possivelmente, formar um músico especializado nesse grande instrumento, o chamado ÁUDIO MUSICISTA.

capa audiointro.jpeg

​ÁUDIO MUSICAL: UMA INTRODUÇÃO

"Com uma linguagem direta e precisa, Áudio musical: uma introdução apresenta tudo o que é necessário saber sobre gravação, sonorização e produção em áudio. Numa área dominada por manuais técnicos acompanhados de “receitas” padronizadas, este livro representa uma enorme contribuição. Com uma longa experiência como músico e professor, Daniel Tápia consegue desvendar questões técnicas, o funcionamento de equipamentos e a rotina de trabalho no estúdio e no palco de um modo acessível, apresentando numerosos exemplos sonoros e discutindo soluções para problemas práticos. Nesta época em que quase toda música que escutamos é reproduzida por meio de alto-falantes, Áudio musical é um livro essencial para qualquer pessoa envolvida com a prática musical, seja em casa ou num estúdio profissional, seja criando músicas para a internet ou se apresentando em um show. (Fernando Iazzetta)."